Pular para o conteúdo principal

Revisão no INSS: 802 mil aposentadorias sob risco. Saiba se você está na lista !

Sempre que o INSS anuncia um novo Pente-Fino, milhares de beneficiários sentem um aperto no peito: será que meu benefício está em risco?

Essas revisões em massa frequentemente resultam em cortes, suspensões e cancelamentos indevidos, mesmo nos casos em que os beneficiários seguem cumprindo todas as exigências legais.


maior convocação para a reavaliação das aposentadorias por invalidez aconteceu em 2018, quando o INSS notificou cerca de 900 mil pessoas, incluindo aqueles que recebiam o auxílio-doença.


Agora, a situação será diferente. O INSS anunciou um pente fino exclusivo, que vai  revisar 802 mil aposentadorias por invalidez, com o objetivo de reduzir os gastos previdenciários.



Atenção, aposentados: Proteja seu benefício!


Se você é aposentado, é fundamental ficar atento para não ter o seu benefício cessado de forma indevida. Existem três grupos de beneficiários que estão isentos dessa revisão. Continue lendo para saber se você se enquadra em algum deles.


O que é esse Pente Fino das aposentadorias?


O Pente Fino das Aposentadorias é uma medida do governo para reduzir os custos com a Previdência Social. O objetivo é economizar mais de R$ 5,5 bilhões, revisando 802 mil aposentadorias, todas relacionadas a aposentadorias por incapacidade permanente – a antiga aposentadoria por invalidez.

Embora o INSS ainda não tenha definido a data de início das revisões, espera-se que elas comecem no primeiro semestre de 2025.


Quem será convocado para a revisão?


Serão convocados os segurados aposentados por invalidez e pensionistas inválidos que não passaram por perícia médica nos últimos 2 anos.


Como será feita a convocação?


A convocação será feita por meio dos canais oficiais da Previdência Social, como o aplicativo e o site "Meu INSS", além da central de atendimento 135.


Quem não pode ser convocado?


Existem três grupos de aposentados que, por lei, estão isentos de revisão:

Aposentados por invalidez que completaram 60 anos;

Aposentados por invalidez com 55 anos ou mais, que recebem o benefício há pelo menos 15 anos;

Pessoas com HIV/AIDS.


E se minha aposentadoria for cessada ?

Se o INSS cessar sua aposentadoria por invalidez após o exame pericial com a alta médica, e você continuar incapaz de retornar ao trabalho, é essencial buscar orientação jurídica especializada,

Caso você discorde da avaliação ou acredite que o corte foi indevido, uma advogada(o) especializado em Direito Previdenciário poderá ajudá-lo a recorrer da decisão para reverter a cessação.


Marcrey Queiroz - OAB/BA 62.773 - Advogada Estrategista Previdenciária

FALE CONOSCO

Vamos resolver
Dúvida ? Fale conosco